09/08/2024
Fui enviado a visitar a Fraternidade do Frades Capuchinhos em Serra do Mel-RN, por ocasião da preparação para o Capítulo Provincial.
O município de Serra do Mel nasceu de um projeto de colonização idealizado em 1970 pelo então governador potiguar José Cortez Pereira de Araújo, implantado em 1972, ainda em seu governo, mas somente concluído no ano de 1982 com a ocupação de quase todas as suas vilas rurais.
São 1.196 lotes agrícolas no espaço original do projeto de colonização. Cada um dos lotes agrícolas originais de 50 hectares (ou com pequenas variações de área) foi recebido pelo colono com 15 hectares plantados de cajueiros, em espaçamento de 10m x 10m, no sistema quincôncio, perfazendo 1.725 pés em cada lote, distribuídos em 69 fileiras (carreirões) com 25 plantas em cada. Originalmente, portanto, o projeto dispunha de 2.063.100 cajueiros, plantados em 17.940 hectares.
No dia 13 de maio de 1988, de acordo com a Lei nº 056, Serra do Mel conseguiu sua autonomia política, tendo suas terras desmembradas de Assu, Areia Branca, Carnaubais e Mossoró, tornando-se um novo município do Rio Grande do Norte, o único a ter sua origem a partir de uma área de assentamento de trabalhadores sem terra no Estado.
O município de Serra do Mel está dividido em vilas comunitárias de produção, sendo 23 núcleos habitacionais (22 vilas rurais e 1 vila central) que receberam, cada uma, o nome de um Estado Brasileiro.
Fonte:
https://pt.m.wikipedia.org/wiki/Serra_do_Mel
A FRATERNIDADE
Gostaria de agradecer aos meus confrades que vivem em Serra do Mel-RN: ao Frei Luciano, que me deu assistência desde a minha saída de Natal-RN a Mossoró-RN, e durante meu translado de Mossoró até Serra do Mel; ao Frei Josias, que me apresentou à comunidade paroquial; e ao Frei Diego, que andou comigo pela redondeza, ele fez um mapeamento das vilas e me explicou vários aspectos da cidade, e generosamente me deixou no próximo destino da minha viagem, a cidade de Caicó-RN. Fui muito bem recebido por essa jovem Fraternidade e senti um esforço carinhoso dos irmãos para que eu me sentisse bem. Foi um tempo de aprendizado. Saí de lá com um sentimento de gratidão e com o coração aquecido pelo carinho dos meus irmãos frades.
A IGREJA MATRIZ
Paróquia de Nossa Senhora Aparecida
(Serra do Mel-RN / Diocese de Mossoró-RN)
VILA SANTA CATARINA
Conhecendo a Vila de Santa Catarina, cuja padroeira é Santa Catarina de Alexandria (padroeira também do Estado de Santa Catarina).
Imagem de Santa Catarina de Alexandria
MOSSORO-RN