Tive a oportunidade de conhecer essa pequena comunidade, chamada Canto das Moças, durante a Semana Santa deste ano. Ela tem esse nome, porque, antigamente, só existia uma casa nesta região, onde moravam algumas mocas. Então, quando os viajantes queriam marcar um ponto de referência, diziam: "Vamos no encontrar no canto das moças". Assim ficou chamado esse lugar. O povoado é cercado pela natureza, com vários coqueirais. As pessoas têm o hábito de cultivar jardins e hortas em suas casas. Os animais andam soltos na natureza. Fiquei hospedado na casa de uma família e fiz refeição em várias outras. Visitei os doentes; fizemos Via-sacra nas ruas, encontro com os jovens e presidi as celebrações. A comidade de Canto das Moças tem como padroeira Nossa Senhora do Patrocínio; e faz parte do distrito de Ielmo Marinho-RN. Celebrei também em outras duas comunidades: Quermisol e Ramada. Gratidão ao Pe. Edvan Araújo de Lucena pela oportunidade.
Na viagem
Visita aos doentes
Equipe de visita aos doentes
Confissões
Via-sacra nas ruas
Encontro com os jovens
Almoçando na casa das famílias
(Na foto: Lúcia, Nicole e Laine)
QUINTA-FEIRA SANTA
SEXTA-FEIRA SANTA
SÁBADO SANTO
Jovens que receberam o batismo
DOMINGO DE PÁSCOA
Após a celebração a comunidade preparou um café partilhado
A IGREJA DEDICADA A NOSSA SENHORA DO PATROCÍNIO
Imagem de Nossa Senhora do Patrocínio
CASA ONDE FIQUEI HOSPEDADO
Família que me acolheu: Suély (filha), Salete (mãe) e Tiago (filho)
A mãe de Salete é muito católica e normamlmente recebia os padres que vinham na região. Hoje é Salete quem dá continuidade a missão que era de sua mãe.
A NATUREZA
QUERMISSOL
Nesta comunidade, existia um morador chamado Clenilson. As pessoas do lugar o chamavam de Quernilson e posteriormente Quermissol. Como ele era muito querido, em sua homenagem, o nome do lugar ficou Quermissol.
Os habitantes estão construindo uma grande igreja, com leve toque medieval, dedicada a Nossa Senhora do Carmo. O entorno da Igreja é belissimo, com uma longa extensão de relva verde e ao fundo árvores. Esse povoado pertence ao distrito de Ielmo Marinho-RN.
Almoço na comunidade vizinha chamada Tamuatá, na casa de Neuma, conhecida como Dêda