Celebrei, pela primeira vez, na matriz da Paróquia de Santo Antônio, em Santo Antônio do Potengi. No dia 13
de cada mês, a paróquia celebra uma missa votiva a Santo Antônio, seu padroeiro. Neste mês, excepcionalmente, a celebração ocorreu no dia 16, porque, no dia 13, os paroquianos foram noiteiros do novenário de Nossa Senhora da Apresentação, padroeira desta Arquidiocese.
A devoção a Santo Antônio, nessa região, iniciou por causa de um milagre (veja na descrição abaixo). Gratidão aos padres Ajosenildo e Antônio e aos diáconos Francisco Canindé e Francisco das Chagas.
São Gonçalo do Amarante-RN, 16/11/2023
Capela de Santo Antônio do Potengi
Uma versão lendária conta que a construção da capela está diretamente ligada à descoberta de uma imagem numa gruta ou barreiro, por duas herdeiras de terras da região. A imagem foi identificada como de Santo Antônio e levada pelas moças para casa onde moravam, no entanto, no decorrer dos dias, a imagem que havia sido transportada para a residência, começou a desaparecer e reaparecer sempre no local onde foi achada pela primeira vez. Por causa desse episódio surgiu a decisão de se construir uma capela, por volta de 1885, data esculpida na fachada até hoje. A capela localiza-se num local elevado e de fácil visão de toda região do potengi.
Copiado de:
https://santoantonioinfoco.blogspot.com/2013/04/santo-antonio-do-potengi-historia-e.html?m=1