domingo, 3 de março de 2019

Ordenação de Frei Severino Vieira


Colônia Leopoldina-AL, 16/02/2019.

Participei da Ordenação Presbiteral de Frei Severino Vieira. Sua história de vida é muito bonita. Ele resolveu ser frade já maduro, tendo passado boa parte de sua vida, até então, trabalhando para ajudar sua família. Fez supletivo para poder concluir o ensino médio em tempo hábil e, enquanto concluía os estudos, iniciou sua formação para ser um Frade Menor Capuchinho, na Província Nossa Senhora da Penha do Nordeste do Brasil. Foi com determinação e empenho, que Frei Severino chegou, neste dia, diante do altar do Senhor para ser um sacerdote. O bispo ordenante foi Dom Frei Magnus, que, na época do ingresso do ordenando à Província, era Ministro Provincial. Foi uma ordenação emocionante. A maior parte da assembleia foi às lágrimas no momento em que Frei Severino, após receber a unção, tem suas mãos desatadas por sua mãe, deficiente visual e cadeirante, dando-lhe a primeira benção sacerdotal. O neo-sacerdote viverá as primícias do ministério presbiteral em Catolé do Rocha-PB, onde reside atualmente.
Na igreja de Colônia Leopoldina-AL, há uma imagem belíssima de Nossa Senhora do Carmo, padroeira da cidade.



Momento com sua mãe 

"Para sua mãe ele entrega o Maniturgium, que foi usado para limpar suas mãos, consagradas e santificadas quando o bispo as ungiu com o santo crisma na ordenação. O Maniturgium é um simples pedaço de linho branco que representa o sudário de Cristo, que protegeu seu sagrado corpo durante os 3 dias no sepulcro. O Maniturgium é dado à mãe, pois ela foi a primeira protetora do presbítero recém-ordenado, durante seu tempo em seu ventre. O Maniturgium é uma recordação ao povo de Deus de Seu amor e proteção, especialmente pelos sacerdotes. Quando a mãe do presbítero recém-ordenado for chamada por Deus, ela será sepultada segurando o Maniturgium de modo que todos no Céu e na terra saibam que ela é a mãe de um sacerdote. E no último dia, quando ressuscitarmos dos mortos, ela poderá apresentar o Maniturgium a Cristo Senhor e dizer-lhe: 'Meu filho também partilhou do vosso sacerdócio'".

Tradução em libras

Cristina, que faz um trabalho voluntário belíssimo traduzindo a missa em Libras na Basílica da Penha, em Recife-PE, também prestou o mesmo serviço na ordenação de Frei Severino. Sua missão  garante que as pessoas sem audição possam compreender e participar ativamente da celebração. Através desse trabalho fantástico, ela tem permitido a inclusão de vários fiéis na vida litúrgica e eclesial.


Nossa Senhora do Carmo
Padroeira da cidade


Com Frei Jairon e Frei Rodrigo Hipólito 

Domingo de Ramos 2024

  FELIZ SEMANA SANTA! Domingo de Ramos Convento Santo Antônio (Igreja do Galo) Natal-RN, 24/03/2024