domingo, 30 de dezembro de 2012

Presépio e Árvore de Natal do Vaticano - Ano 2012














Em Roma, na época do Natal, somos envolvidos pelo ambiente de expectativa pela celebração da vinda do Menino Jesus, o Messias Salvador da Humanidade. Junto do Papa, sucessor de Pedro, desde o início do Tempo do Advento que se vão somando os acontecimentos de preparação do Natal. 

Tradicionais no Natal de Roma são, entre tais acontecimentos, o Presépio e a Árvore de Natal. Curiosamente, no passado, nenhum destes símbolos do Natal existiam na Praça de S. Pedro. Foi a partir do pontificado de João Paulo II, em 1982, que foi instalado o primeiro presépio em plena praça. Desde então, o Presépio e mais tarde a Árvore de Natal são uma presença fundamental nas festividades natalícias em Roma.

A árvore de Natal, desde da noite do dia 14, já começou a brilhar em todo o seu esplendor na Praça de São Pedro, ao lado do presépio, que só foi inaugurado no dia 24 de Dezembro, evocando aquela “grande luz” que os povos aguardavam e que se manifestou no nascimento de Jesus. Consideração feita pelo Santo Padre, ao receber nesse dia uma numerosa delegação da localidade de Pescopennataro, distrito de Isérnia, região de Molise, no centro-sul de Itália, de onde provém este ano o pinheiro branco, de 24 metros, entretanto adornado, pelo pessoal do Vaticano, com lâmpadas brancas e douradas. 

O cenário criado este ano para ambientar o presépio inspira-se na antiga cidade rupestre de Matera, no Sul de Itália. A obra é da autoria do mestre Francesco Artese e constitui uma oferta da região italiana da Basilicata.

O presépio ocupa 150 m2 e conta com umas 100 imagens em terracota, de uns 25 cm cada uma, vestidas com roupas tradicionais daquela região italiana. O ambiente criado para acolher o presépio tenta recriar a sugestiva paisagem das “Pedras de Matera”. 

Em Roma e particularmente no Vaticano, na belíssima moldura da Praça de S. Pedro, tudo foi preparado para acolher o Deus Menino. Jesus Cristo, Verdadeiro Deus e Verdadeiro Homem. Um Menino nos foi dado. Vinde e Adoremos!

FONTE:

Domingo de Ramos 2024

  FELIZ SEMANA SANTA! Domingo de Ramos Convento Santo Antônio (Igreja do Galo) Natal-RN, 24/03/2024