quem ficará em sua santa habitação?
Quem tem mãos puras e inocente coração...
Salmo 23(24),3-4
Os mais velhos sejam sóbrios, ponderados, prudentes, fortes na fé, na caridade, na paciência.
(Tito 2,2)
Somos servos inúteis; fizemos o que devíamos fazer.
(Lucas 17,10)

Colégio São José
Maceió-AL, 29 de agosto de 2020.
SANTO
ANTÔNIO: Palavra e Pão
Usarei essas duas
imagens (palavra e pão) para destacar duas dimensões da vida de Santo Antônio:
PALAVRA
A capacidade de
oratória de Santo Antônio é notadamente reconhecida. Até os peixes pararam para
ouvi-lo. Em sua ladainha recebe os títulos de: Propugnador da Fé, Doutor da
verdade, Arca do testamento, Trombeta do Evangelho, Convertedor de pecadores. O
dom que Santo Antônio tinha para transmitir a Palavra de Deus era tão divino,
que sua língua ficou milagrosamente preservada após a sua morte. Grande
conhecedor da Sagrada Escritura e da doutrina, foi proclamado Doutro da Igreja
em 1946, com o título de Doctor Evangelicus. Foi o primeiro frade a
ensinar Teologia aos demais, com a permissão de São Francisco de Assis através
de um bilhete.
PÃO
Em algumas imagens
de Santo Antônio, ele tem um pão na mão, fazendo referência ao amor que o mesmo
tinha aos pobres. A dimensão caritativa na vida de Santo Antônio é tão
admirável quanto sua eloquência. Por causa de sua bela oratória, Santo Antônio
ficou bastante conhecido e querido, de modo que recebia muitas doações, as
quais repassava aos pobres. Ele ajudou muita gente; inclusive casais impedidos
de casar-se por falta do dote. Por causa disso, é tido pelos seus devotos como
santo casamenteiro.
Eu diria que Antônio
de Pádua (ou de Lisboa) é um santo completo, no sentido de que se tornou uma
síntese da reflexão e da ação simultaneamente. No tempo de hoje, estamos
precisando de pessoas comprometidas com suas palavras. Sejamos também pessoas
do pão e da palavra como este nosso grande santo.
Frei Junior
Capuchinho
Maceió, 13 de
junho de 2020.
Normalmente, passo a Semana Santa em missão, celebrando em alguma pequena comunidade do interior. Mas, esse ano, resolvi ficar no convento...