quarta-feira, 15 de agosto de 2012

Jovens católicos fazem das férias uma missão


Jovens católicos fazem das férias uma missão
Leigos missionários vão dar formação em Cabo Verde e animar comunidades das dioceses de Lisboa, Lamego e Bragança-Miranda

Lisboa, 06 ago 2012 (Ecclesia) – Cerca de 75 membros do movimento católico Jovens Sem Fronteiras (JSF) vão aproveitar parte das férias escolares para darem formação e animação missionária em Cabo Verde e nas dioceses de Lisboa, Lamego e Bragança-Miranda.

A paróquia cabo-verdiana de São Lourenço dos Órgãos, na Ilha de Santiago, recebe em agosto nove jovens e um sacerdote que se envolverão em atividades formativas para crianças, jovens e adultos sobre educação, saúde, cidadania e fé, explica o padre Miguel Ribeiro, missionário Espiritano, em artigo publicado no Semanário Agência ECCLESIA.

Em Portugal as ‘Semanas Missionárias’, que congregam grupos de 15 a 20 jovens durante 10 dias, iniciam hoje em Izeda (diocese de Bragança-Miranda), Alvite e São Joaninho (Lamego).

O programa, que contempla habitualmente o contacto com os mais idosos e as crianças, pode incluir a colaboração na parte religiosa das festas de aldeia, a presença em estabelecimentos prisionais, o anúncio da mensagem cristã porta-a-porta e a realização de encontros com os jovens, entre outras atividades, refere o texto.

Em 2011 as comunidades angolanas de Kalandula e São João de Lobito e os concelhos portugueses de Beja, Bragança, Castro Daire e Moimenta de Beira foram os destinos de iniciativas missionárias protagonizadas pelos JSF, ligados ao Missionários do Espírito Santo.

No ano anterior 16 jovens estiveram em Belo Horizonte, no Brasil, onde realizaram rastreios de saúde, ações de formação a jovens e adultos, explicações escolares a crianças e jovens, apoio a idosos, visitas domiciliárias e catequese.

O dossier do Semanário Agência ECCLESIA é dedicado a iniciativas da Igreja Católica durante agosto.

RJM

Jovens Sem Fronteiras

FONTE: http://www.agencia.ecclesia.pt/cgi-bin/noticia.pl?tpl=&id=92033

Domingo de Ramos 2024

  FELIZ SEMANA SANTA! Domingo de Ramos Convento Santo Antônio (Igreja do Galo) Natal-RN, 24/03/2024