sábado, 13 de junho de 2020

SANTO ANTÔNIO: Palavra e Pão



SANTO ANTÔNIO: Palavra e Pão

Usarei essas duas imagens (palavra e pão) para destacar duas dimensões da vida de Santo Antônio:

PALAVRA

A capacidade de oratória de Santo Antônio é notadamente reconhecida. Até os peixes pararam para ouvi-lo. Em sua ladainha recebe os títulos de: Propugnador da Fé, Doutor da verdade, Arca do testamento, Trombeta do Evangelho, Convertedor de pecadores. O dom que Santo Antônio tinha para transmitir a Palavra de Deus era tão divino, que sua língua ficou milagrosamente preservada após a sua morte. Grande conhecedor da Sagrada Escritura e da doutrina, foi proclamado Doutro da Igreja em 1946, com o título de Doctor Evangelicus. Foi o primeiro frade a ensinar Teologia aos demais, com a permissão de São Francisco de Assis através de um bilhete.

PÃO

Em algumas imagens de Santo Antônio, ele tem um pão na mão, fazendo referência ao amor que o mesmo tinha aos pobres. A dimensão caritativa na vida de Santo Antônio é tão admirável quanto sua eloquência. Por causa de sua bela oratória, Santo Antônio ficou bastante conhecido e querido, de modo que recebia muitas doações, as quais repassava aos pobres. Ele ajudou muita gente; inclusive casais impedidos de casar-se por falta do dote. Por causa disso, é tido pelos seus devotos como santo casamenteiro.

Eu diria que Antônio de Pádua (ou de Lisboa) é um santo completo, no sentido de que se tornou uma síntese da reflexão e da ação simultaneamente. No tempo de hoje, estamos precisando de pessoas comprometidas com suas palavras. Sejamos também pessoas do pão e da palavra como este nosso grande santo.

Frei Junior Capuchinho

Maceió, 13 de junho de 2020.


Domingo de Ramos 2024

  FELIZ SEMANA SANTA! Domingo de Ramos Convento Santo Antônio (Igreja do Galo) Natal-RN, 24/03/2024