terça-feira, 19 de março de 2019

Igreja de Santo Onofre


Maceió-AL, 23/02/2019

Celebrando pela primeira vez na igreja de Santo Onofre, no bairro Cruz das Almas (Maceió-AL).



Santo Onouphrius ou Santo Onofre, como se tornou conhecido no Brasil, foi um eremita egípcio que viveu entre os séculos IV e V.

Sendo tido como o padroeiro dos bêbados – já que, de acordo com os relatos existentes sobre o santo, o próprio teria lutado contra o alcoolismo no início de sua vida –, Onofre se popularizou bastante entre os ortodoxos e os católicos, especialmente durante as Cruzadas (XI-XII).

História de Santo Onofre

Todas as histórias existentes a respeito de Santo Onofre são provenientes da biografia que São Pafúncio escreveu sobre o eremita depois de tê-lo conhecido e acompanhado a sua morte.
Segundo esses relatos, Onofre era um monge que vivia em um mosteiro, mas que teria decidido isolar-se de quaisquer contatos sociais, após sentir que a vida solitária o chamava. Assim, o homem fugiu para o deserto, passando a levar uma vida de eremita, tal como fizeram João Batista e o Profeta Elias. Onofre viveu dessa forma, acompanhado apenas de si, por cerca de 60 anos, até quando encontrou São Pafúncio, um abade egípcio que seria canonizado posteriormente.
Pafúncio tinha decidido perambular por algum tempo pelo deserto, a fim de descobrir se também seria chamado à vida eremita. No entanto, após 21 dias de peregrinação, o religioso, totalmente exaurido, não encontrou mais forças para continuar a sua caminhada, caindo no chão. Nesse momento, o abade viu surgir sobre ele um homem de longos cabelos e barbas, que era Onofre. Aterrorizado com esse primeiro contato, Pafúncio tentou se afastar do velho. Contudo, Onofre rapidamente o acalmou, contando-lhe quem ele era, a sua trajetória e a sua história.
O santo, então, levou o abade à gruta em que morava, onde os dois conversaram durante a tarde toda. Inclusive, ao pôr-do-sol desse dia, um feito extraordinário aconteceu: surgiu, de súbito, pão e água – que, segundo a lenda, foi trazida por um anjo.
Na manhã seguinte, Onofre contou a Pafúncio que teve uma revelação de Deus. Nela, Ele dizia que a missão do abade não era se tornar um eremita, mas presenciar a morte do santo, retornar à sociedade e contar a todos o que havia vivido. Essa visão realmente se cumpriu; no dia 12 de julho, um anjo desceu dos céus, deu a eucaristia a Onofre, que, após isso, feneceu.
Pafúncio, então, pegou o corpo do santo e o enterrou em uma montanha. Depois disso, ele retornou à comunidade e começou a disseminar a história do eremita.
Dia de Santo Onofre
Tanto a Igreja Católica quanto a Igreja Ortodoxa escolheram o dia de Santo Onofre em 12 de julho para as festividades, já que essa foi a data em que o santo morreu.
https://www.cademeusanto.com.br/oracao-de-santo-onofre/

Oração de santo Onofre para parar de beber

“Ó Santo Onofre! Que tivestes a graça divina de vencer o vício do álcool. Conhecedor que és das tribulações que este vício proporciona à vida daqueles que sucumbem, por favor, intercedei por mim junto a Nosso Senhor Jesus Cristo. Ó Santo Onofre, sei que estou fraca, mas preciso da vossa força espiritual e da vossa fé. Ó Santo Onofre, sei que estou doente, mas preciso de vossa luz. Ó Santo Onofre, livrai-me da tentação do primeiro gole. Ó Santo Onofre, livrai-me do vício que é uma verdadeira doença, que não apenas a ajuda humana pode vencer, mas também a penitência de me afastar de todos aqueles que querem destruir esta minha decisão. Ó Santo Onofre, sei que estou doente, mas preciso e conto com vosso poder espiritual, para não beber mais. Afasta-me da bebida, hoje e sempre.
Amém.”
https://oracaosalverainha.com/oracao-de-santo-onofre-dinheiro-beber/


Domingo de Ramos 2024

  FELIZ SEMANA SANTA! Domingo de Ramos Convento Santo Antônio (Igreja do Galo) Natal-RN, 24/03/2024