A chaminé da Capela Sistina



Cidade do Vaticano (RV) - Instalada na manhã deste sábado, 9 de março, no telhado da Capela Sistina, a chaminé, em formato tipicamente chinês. É a parte terminal de dois canos que conduzirão a fumaça da queima dos votos dos Cardeais eleitores desde os braseiros (Salamandras) instalados dentro da Capela Sistina.
A estrutura mede no total 30 metros, segundo explica Bruno Crollari, dos Serviços Técnicos do Governatorado do Estado da Cidade do Vaticano. A primeira seção é composta por tubos e curvas, seguida por cerca de 20 metros de canos pré-montados fixos, que atingem o sótão. A parte superior, que é visível sobre o telhado, mede 1,5 metros e é resistente à água.
A particularidade destes canos está na sua composição. Existe uma dupla parede formada por cobre na parte externa e aço na parte interna. A estrutura está dotada de um dispositivo eletrônico especial de aquecimento, parta facilitar a imediata saída da fumaça. A chaminé é submetida a alguns testes, com fumaça de cor amarela, para não confundir os visitantes presentes na Praça São Pedro.
Assim, ao menos no que se refere aos braseiros, está tudo pronto para melhor cumprir sua missão de nuntius. Num dos braseiros, de 1938, serão queimadas as cédulas, e naquele de 2005, dotado de dispositivos eletrônicos, serão criadas as fumaças preta ou branca.
Segundo explicou o Diretor da Sala de Imprensa da Santa Sé, Pe. Federico Lombardi, na coletiva deste sábado, a fumaça é obtida queimando-se as cédulas ao final das votações do turno e não ao final de cada votação. Deste modo, se a eleição acontece na segunda votação da manhã ou da tarde, os horários normais da ‘fumaça’ seriam por volta das 12 horas e das 19 horas. É apenas uma indicação e não uma precisação, disse Lombardi.
Ao invés disto, se a eleição do novo Pontífice vier a ocorrer no primeiro escrutínio da manhã ou da tarde, a fumaça, neste caso branca, ocorre no meio da manhã ou no meio da tarde. Assim, o jesuíta à frente da Sala de Imprensa da santa Sé alerta que todos devem estar atentos entre 10h30min e 11 horas, na parte da manhã e entre 17h30 e 18 horas na parte da tarde. (JE)

FONTE: 

Postagens mais visitadas deste blog

Adriano Lima dos Santos

Corpus Christi e Renovação do MESCE