FRANCISCANOS na JMJ Rio 2013



LOGOMARCA


EXPLICAÇÃO DA LOGO

O traçado na cor marrom representa o Pão de Açúcar, ponto turístico conhecido mundialmente, e faz alusão à cidade do Rio de Janeiro, sede da JMJ. Junto à forma do Pão de Açúcar, um traçado oval, também na cor marrom, forma a silhueta de São Francisco, o inspirador do movimento franciscano. A imagem de São Francisco se completa com o sol representado logo acima de sua cabeça, simbolizando a sincera santidade e a afinidade de Francisco com as criaturas de Deus. A cruz, em amarelo, remete à JMJ. A pomba, na cor azul, como se estivesse saindo da mão de Francisco, simboliza a missão de todos os que anunciam o Evangelho, como anunciadores da “Paz e do Bem”.



FUNDAMENTAÇÃO BÍBLICA E FRANCISCANA

O envio apostólico “Ide e fazei discípulos entre todas as nações” (Mt 28, 19), que inspira a Jornada Mundial da Juventude, só é se concretiza a partir de uma real experiência de Deus. Desejoso em seguir o Mestre, o discípulo deve “embriagar-se de amor divino para depois levar ao mundo esse grande vinho da alegria”. E não há dúvida de que, entre tantos santos e santas, Francisco de Assis aponta um caminho inspirador para a experiência concreta do encontro com o Senhor. Francisco sente-se enviado e também envia seus irmãos como mensageiros da paz.

No seu Testamento, chega a dizer: “Como saudação, revelou-me o Senhor que disséssemos: ‘O Senhor te dê a paz’” (Test 23). É saudação missão. “Enviou dois a dois com a incumbência de anunciarem a paz: ‘Ide, queridos irmãos, ide dois a dois ao mundo e anunciai ao homem a paz’” (1Cel 29). Essa saudação, mais adiante, foi condensada na forma “Paz e Bem”, tão difundida até os dias de hoje. O ideal franciscano não é patrimônio exclusivo dos seguidores diretos do Santo de Assis, mas diz respeito a todos que reconhecem em São Francisco uma inspiração para vida do discípulo de Cristo. O discípulo missionário que toma para si como inspiração o carisma franciscano compromete-se existencialmente a encarnar, a tornar viva e eficaz a Paz de Cristo anunciada e vivida por Francisco.

USO DA LOGOMARCA

A logomarca Franciscanos na JMJ é de uso livre e irrestrito. Pode ser reproduzida em quaisquer meios de comunicação e divulgada em todas as mídias. Podem ser ainda produzidos materiais promocionais e de divulgação, como camisas, bonés, chaveiros etc. A única exigência é que seja respeitado o projeto original.


PRESENÇA FRANCISCANA NA JORNADA MUNDIAL DA JUVENTUDE 2013

Nós, franciscanos e franciscanas do Brasil e do mundo, estaremos presentes na cidade do Rio de Janeiro, dos dias 23 a 28 de julho de 2013. Como irmãos e irmãs em Francisco e Clara de Assis, buscaremos ser presença simples juntamente com milhares de jovens de todas as partes do mundo.
Nossa programação seguirá a programação oficial da Jornada Mundial, dentro da qual marcaremos a nossa presença. Dentre os diversos leques de atividades oferecidas, apresentaremos a nossa opção, sob a inspiração de Francisco e Clara!

Sendo assim, apresentamos a vocês, o que estamos organizando para que vocês se sintam bem em nosso meio durante os dias da Jornada:



“ESPAÇO FRANCISCANO”, QUE SERÁ A NOSSA REFERÊNCIA NA JORNADA.

Local: Igreja de São Francisco da Penitência, da OFS, no Largo da Carioca, centro do Rio de Janeiro.

Nele acolheremos todos os jovens que quiserem passar algum momento conosco durante o dia, para nos conhecer melhor e conhecer um pouco mais sobre Francisco e Clara de Assis. As atividades oferecidas ali serão diversas: oficinas de trabalhos manuais, teatro, música, oração, enfim, uma gama de atividades para envolver os jovens no tempo que estiverem conosco.

ENCONTRO COM OS MINISTROS GERAIS DOS 4 RAMOS DA ORDEM FRANCISCANA E A MINISTRA GERAL DA OFS.

Local: Igreja de São Sebastião, dos frades capuchinhos, no bairro da Tijuca;

Encontro aberto a todos os jovens, de forma especial a todos os franciscanos e franciscanas do Brasil e do mundo, com o objetivo de alimentar a chama do carisma franciscano nos jovens presentes, através das palavras daqueles que buscam viver nos dias de hoje o ideal de vida do “pobrezinho de Assis”.

FEIRA VOCACIONAL, QUE ACONTECERÁ COM ORGANIZAÇÃO PRÓPRIA E NA QUAL TEREMOS O NOSSO ESPAÇO.

Local: Praia Vermelha – Urca

A cada ano, a feira vocacional se torna mais ampla e pode mostrar a diversidade de congregações, ordens, institutos de nossa Igreja. A Família Franciscana do Brasil estará presente na feira com um stand vocacional. Visite também este espaço e deixe-se guiar pela espiritualidade da cruz sob a ótica franciscana.


FONTE:
http://jmjfranciscanos.com/#!/

Postagens mais visitadas deste blog

Adriano Lima dos Santos

Corpus Christi e Renovação do MESCE