segunda-feira, 19 de novembro de 2012

Teóloga brasileira e Cardeal Ravasi apresentam novo livro do Papa

Teóloga brasileira e Cardeal Ravasi 
apresentam novo livro do Papa


(Volume final da trilogia «Jesus de Nazaré» vai chegar às bancas no próximo dia 21)

Cidade do Vaticano, 14 nov 2012 (Ecclesia) – O cardeal Gianfranco Ravasi, presidente do Conselho Pontifício da Cultura, e a teóloga brasileira María Clara Bingemer vão apresentar na terça-feira o novo livro de Bento XVI, que conclui a sua trilogia sobre ‘Jesus de Nazaré’.

O anúncio foi feito hoje pela sala de imprensa da Santa Sé, adiantando que o encontro com os jornalistas vai ter lugar pelas 11h00 (menos uma em Lisboa).

A obra aborda a infância de Jesus e é editada pelo Vaticano e a Rizzoli, com edição portuguesa a cargo da Principia, chegando às livrarias no dia 21 deste mês.

Além do cardeal Ravasi e de María Clara Bingemer, docente na Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro, vão marcar presença na conferência de imprensa o padre Giuseppe Costa, diretor da Livraria Editora do Vaticano, e o porta-voz do Vaticano, padre Federico Lombardi.

No novo livro, o Papa defende que a figura de Cristo se distingue das personagens da mitologia e apela à “seriedade” da pesquisa histórica.

“Jesus não nasceu nem apareceu publicamente no vago ‘outrora’ do mito. Ele pertence a um tempo datável exatamente e a um ambiente geográfico indicado com clareza”, escreve Bento XVI.

O livro vai abordar os chamados “evangelhos de infância”, sobre os primeiros anos de vida de Cristo, e é apresentado pelo próprio Papa como uma introdução aos dois livros precedentes sobre a figura e a mensagem de Cristo.

O primeiro volume de ‘Jesus de Nazaré’ tinha sido publicado em 2007 e era dedicado ao começo da vida pública de Cristo (desde o batismo à transfiguração).

A segunda parte da obra foi apresentada em março de 2011, passando em revista os momentos que precederam a morte de Jesus e a sua ressurreição.

Toda a obra começou a ser escrita no verão de 2003, antes da eleição de Joseph Ratzinger como Papa.

“Espero que o pequeno livro, não obstante os seus limites, possa ajudar muitas pessoas no seu caminho rumo a e com Jesus”, sublinha agora Bento XVI.

A Principia Editora, como já tinha acontecido aquando do segundo volume, foi selecionada no âmbito de uma consulta internacional lançada pela editorial italiana Rizzoli, detentora dos direitos mundiais da obra e responsável pelas negociações para a cedência dos direitos de publicação para cada idioma.

A divulgação e a apresentação da obra em Portugal têm o apoio da Agência ECCLESIA.

OC

FONTE:

Domingo de Ramos 2024

  FELIZ SEMANA SANTA! Domingo de Ramos Convento Santo Antônio (Igreja do Galo) Natal-RN, 24/03/2024