terça-feira, 4 de setembro de 2012

Capitulum Generale 2012 - Peregrinação a Assis



Peregrinação a Assis   

ESCRITO POR BRONYO  |  02 SETEMBRO 2012
Neste sábado 01 de setembro os frades Capitulares foram em peregrinação a Assis, junto ao túmulo de nosso Seráfico Pai São Francisco.







Calorosamente acolhidos no sacro Convento, os frades participaram às 11 h. na Basílica Inferior, de uma concelebração eucarística presidida pelo Ministro Geral, frei Mauro Jöhri, tendo ao lado os Definidores Gerais neoeleitos. Após a Celebração, acompanhados do canto das ladainhas, foram em procissão ao túmulo de São Francisco, onde o Ministro Geral e seu Vigário, frei Stefan Kozuh, fizeram a Profissão de Fé. Muito significativo foi o gesto do Custódio da Basílica que deu a bênção ao nosso Ministro Geral com a preciosa relíquia da “Cartula” (Escritos), de São Francisco.


Após o almoço no Sacro Convento, no qual todos os presentes expressaram festivamente os augúrios ao nosso Ministro Geral por seu 65° aniversário, foi feita a foto do grupo de frades e seguiu-se a peregrinação a Santa Maria dos Anjos, onde às 15,30 foi feito um segundo e importante momento de oração. Após a evocação dos fatos importantes da vida de S. Francisco e da primitiva Ordem, naquele lugar abençoado da Porciúncula, cada frade, na sua própria língua renovou a profissão religiosa num uníssono coro de vozes. Depois para vivenciar o motivo condutor do Capítulo “reacendamos a chama do nosso carisma”, o Ministro Geral entregou a cada capitular uma vela acesa para significar o dom/empenho que de cada frade. A peregrinação teve sua última etapa no convento renovado do “Cristo Ressuscitado”, amavelmente denominado pelos frades de Assis “santuário da fraternidade” onde em companhia do Bispo Diocesano Dom Domenico Sorrentino foi concluída a significativa jornada com uma lauta ceia fraterna. Um dom significativo do Ministro Provincial da Úmbria frei Antonio Tofanelli deu aos presentes: um belo exemplar com capa, contendo a transcrição de um manuscrito de São José de Leonissa. À meia noite os frades cansados, mas fortalecidos pela bela jornada, recolheram-se ao Colégio São Lorenzo de Brindes.

FONTE: http://www.capitulum2012.info/index.php?option=com_content&view=article&id=108%3Apellegrinaggio-ad-assisi&catid=43%3Aii-settimana&Itemid=188&lang=pt

Domingo de Ramos 2024

  FELIZ SEMANA SANTA! Domingo de Ramos Convento Santo Antônio (Igreja do Galo) Natal-RN, 24/03/2024