sexta-feira, 3 de agosto de 2012

Processo de Beatificação de Dom Vital tem novo postulador


Processo de Beatificação de Dom Vital tem novo postulador

O arcebispo de Olinda e Recife, dom Fernando Saburido, nomeou no dia 25 de julho, o novo postulador da Causa de Beatificação e Canonização de Dom Frei Vital de Oliveira. Trata-se do frei Florio Alexander Tessari. O religioso é italiano e postulador geral da Ordem dos Capuchinhos.

Dom Fernando solicitou, durante a Missa de Encerramento da Festa de Frei Damião, no último mês de maio, que os capuchinhos assumissem o processo. O pedido foi feito após a morte do antigo postulador, monsenhor Francisco de Assis Pereira, falecido em dezembro de 2011. Dom Vital era capuchinho, por isso o pedido foi feito aos religiosos. Frei Florio deverá nomear frei Jociel Gomes como vice-postulador para acompanhar a causa na arquidiocese. 

A fase diocesana do processo já foi concluída e se encontra em Roma. Em seguida, ele será encaminhado pelos capuchinhos e a Congregação para a Causa dos Santos nomeará um relator, que deverá apresentar um relatório à Comissão dos Bispos e Cardeais para o devido parecer.

Para que alguém seja nomeado beato são consideradas duas situações: um milagre ocorrido por sua intercessão ou ter sofrido martírio. 

Biografia 

Dom Frei Vital Maria Gonçalves de Oliveira, OFM Cap, nasceu em Pedras de Fogo (PB) no dia 27 de novembro de 1844. De nome de batismo Antônio Gonçalves de Oliveira Júnior, foi ordenado presbítero no dia 2 de agosto de 1868 aos 23 anos. Foi designado por Dom Pedro II, Imperador do Brasil, para ser Bispo de Olinda, no dia 21 de maio de 1871, aos 26 anos. 

A sagração foi no dia 17 de março de 1872, pelas mãos de Dom Pedro Maria de Lacerda. Seus restos mortais encontram-se sepultados na Basílica Menor de Nossa Senhora da Penha, em Recife (PE), aos cuidados dos frades capuchinhos.

Lema: “Peçam-nos o sacrifício de nossos cômodos; peçam-nos o sacrifício de nossas faculdades, peçam-nos o sacrifício de nossa saúde; peçam-nos o sangue de nossas veias... Mas pelo santo amor de Deus não nos peçam o sacrifício de nossa consciência, porque nunca o faremos”.

Dom Frei Vital foi o 20º Bispo de Olinda. Sucedeu a Dom Frei Francisco Cardoso Ayres e foi sucedido por Dom José Pereira da Silva Barros. Morreu em 1878 em Paris, França.

Homenagem 

Dom Fernando celebrará Missa dedicada a Dom Vital no dia 18 de novembro, às 9h, na Catedral da Sé, em Olinda, Região Metropolitana do Recife

Fonte: Pascom da Arquidiocese de Olinda e Recife

Domingo de Ramos 2024

  FELIZ SEMANA SANTA! Domingo de Ramos Convento Santo Antônio (Igreja do Galo) Natal-RN, 24/03/2024