Ordenação episcopal de Frei José Gislon para diocese de Erexim (RS)


frei_Jos_Gislon
Ordenação episcopal de Frei José Gislon para diocese de Erexim (RS)

Hoje, 3 de agosto, na paróquia Nossa Senhora das Mercês, em Curitiba (PR), aconteceu a ordenação episcopal do frei José Gislon, da Ordem dos Capuchinhos, como novo bispo da diocese de Erexim (RS). A ordenação iniciou as 18h. O frei foi nomeado bispo pelo papa Bento XVI no dia 6 de junho deste ano.
Frei Gislon sucederá o atual bispo de Erexim, dom Girônimo Zanandréa. O novo bispo já trabalhou pastoralmente na paróquia das Mercês de 1999 a 2005 e, em Roma, exercia o cargo de conselheiro geral da Ordem dos Frades Menores Capuchinhos.
Frei José Gislon nasceu no dia 23 de fevereiro de 1957 no município de Dona Emma, em Rio do Sul (SC). Frequentou o serviço militar de maio de 1976 a abril de 1977, no quartel da Polícia do Exército de Brasília. Em 1978, ingressou no Seminário dos Freis Capuchinhos, em Irati (PR).
O novo bispo de Erechim possui uma larga trajetória acadêmica. Cursou Filosofia em Ponta Grossa (PR) e Teologia no Instituto Teológico Paulo VI, de Londrina (PR). Foi ordenado sacerdote em 28 de maio 1988 em Uraí (PR). De 1992 a 1996, fez mestrado em História da Igreja na Universidade Gregoriana de Roma. Foi professor de História da Igreja no Studium Teológico de Curitiba e também no Centro Interdiocesano de Teologia de Cascavel (PR), de 1997 a 2000.
Em 2005, foi eleito Provincial, ou seja, o responsável pela Província São Lourenço de Brindes - Paraná, Santa Catarina e Paraguai - e em 2006 foi eleito conselheiro geral da Ordem dos Capuchinhos, permanecendo até hoje.

Postagens mais visitadas deste blog

Adriano Lima dos Santos

Corpus Christi e Renovação do MESCE