terça-feira, 28 de agosto de 2012

Eleito o novo Ministro Geral dos Frades Menores Capuchinhos

Frei Mauro Jöhri foi eleito Ministro Geral da Ordem com 147 votos. 



ESCRITO POR BRONYO  |  ROMA - 27 AGOSTO 2012
O LXXXIV Capítulo Geral da Ordem dos Frades Menores Capuchinhos elegeu seu Ministro Geral na pessoa de frei Mauro Jöhri. Foi um dia de festa com o almoço comemorativo e uma tarde livre.

O dia iniciou-se com a solene celebração Eucaristica. Às 9 h os frades voltaram à igreja para um momento de oração antes da eleição do Ministro Geral, com invocações e cantos ao Espírito Santo. Da igreja os capitulares passam à Aula magna junto com todos os frades presentes, que se uniram aos capitulares nas invocações. Havia um clima de grande emoção e de expectativa. A Aula é recomposta, o Secretário, ordena o “extra omnes” e ficam na Sala só os frades capitulares, o Secretário do Capítulo e os frades atuários. Em silêncio absoluto é feito a chamada dos capitulares, após a qual, fixa-se a maioria exigida para a validade da eleição e explicam-se algumas formalidades, antes de iniciar a votação. Os escrutinadores se distribuem na Aula para entregar as cédulas e recolhê-las após a o tempo necessário para o voto, fazer a contagem e a apuração. Fora da Sala, no átrio entrevê-se os vultos dos frades que esperam com ânsia. Na Sala há um grande silêncio de expectativa e todos tentam ler na reação dos escrutinadores se houve ou não eleição… Finalmente após ansiosa espera, ainda no silêncio mais absoluto, o Secretário frei Hugo Mejía declara: Houve eleição! O Secretário lê o resultado da votação: frei Mauro Jöhri 147 votos, alguns se apressam em bater palmas, mas todos ficam na expectativa da palavra do eleito. Os rostos dos frades iluminam-se. Um prolongado e forte salva de palmas segue ao “sim!” de aceitação de frei Mauro Jöhri. À mesa da presidência do Capítulo alternam-se os escrutinadores para assinar o documento oficial da eleição. As portas da Sala Capitular abrem-se e entram todos os outros frades que se unem aos capitulares na alegria das congratulações. Após o primeiro momento de alegria, o Secretário proclama para todos o ato da eleição canônica, e convida os frades a virem apresentar as congratulações a frei Mauro Jöhri com um abraço de paz. 

FONTE: http://www.capitulum2012.info/index.php?option=com_content&view=article&id=103%3Aelezione-del-ministro-generale&catid=43%3Aii-settimana&Itemid=188&lang=pt

Domingo de Ramos 2024

  FELIZ SEMANA SANTA! Domingo de Ramos Convento Santo Antônio (Igreja do Galo) Natal-RN, 24/03/2024