sábado, 28 de setembro de 2024

Novenário de São Francisco de Assis em Currais Novos-RN - ano 2024

 

Celebrei na primeira noite de novena da Paróquia de São Francisco de Assis, em Currais Novos-RN. Refleti, na homilia, sobre a oração franciscana, por ocasião do ano da oração, decretado pelo Papa Francisco, em preparação para o Jubileu da Esperança, que ocorrerá no próximo ano. Tive a satisfação de me encontrar com os franciscanos e franciscanas seculares dessa cidade e também com meus familiares que moram nessa região.

Currais Novos-RN, 25/09/2024.


Franciecanos(as) Seculares

Familiares


sexta-feira, 27 de setembro de 2024

Seminário Jovem "LEVEL UP" - Shalom Planalto

 


Confessei e celebrei no Seminário de Vida no Espírito Santo para jovens  "LEVEL UP", promovido pelo Shalom Planalto na Chácara Canaã. 

Macaíba-RN, 22/09/2024.



segunda-feira, 23 de setembro de 2024

Encontro de padres sobre saúde mental, sofrimentos psíquicos e suicídio

 

09/09/2024

Participei  do "Almoço do Clero",   na Casa Sacerdotal de Emaús, oferecido uma vez por mês.  Uma louvável inicitiva da Arquidiocese de Natal-RN.  Momento fraterno e formativo. Nosso encontro, este mês, iniciou às 10h, com a palestra da Drª. Ana Lígia - Psiquiatra - com vários anos de atividade nesta área e muita experiência. Suas palavras foram objetivas e esclarecedoras sobre várias questões relacionadas à saúde mental, transtornos mentais e suicídio. Foi uma manhã especial, de muito aprendizado e agradável convivência.  Gratidão aos organizadores e a todos que trabalharam para que esse encontro acontecesse. Foi formidável. Parabéns!

Drª. Ana Lígia - Psiquiatra

sábado, 21 de setembro de 2024

Ministros da Catequese 2024

 


Preguei retiro para os que vão receber o Ministério da Catequese na Arquidiocese de Natal-RN.  Gratidão ao Diácono Sérgio pelo convite!

O retiro aconteceu na Casa de Retiro Mãe da Divina Graca. Durante esse período, os alunos da Escola Diaconal estavam paralelamente fazendo seu retiro anual. Os dois grupos se juntaram na celebração final, no domingo, celebrada por Mons. José Sílvio de Brito (Vigário Geral), onde os catequistas entregaram uma carta pessoal, escrita de próprio punho, ao Mons. Sílvio, manifestando o desejo sincero de receber o Ministério da Catequese.

Macaíba-RN,  13 a 15/09/2024.









Escola Diaconal

sexta-feira, 20 de setembro de 2024

800 anos dos Estigmas de São Francisco de Assis

 


Dia 17 de setembro, a Família Franciscana celebrou os 800 anos em que São Francisco recebeu os estigmas do Cristo crucificado em seu próprio corpo.

Os estigmas de São Francisco de Assis são um evento significativo na vida desse santo. Em 1224, dois anos antes de sua morte, enquanto vivia no eremitério do Monte Alverne, São Francisco teve uma visão comovente. Nessa visão, um Serafim com seis asas, pregado numa cruz, apareceu a ele. As mãos e os pés do Serafim tinham aberturas dos cravos, e o lado direito parecia traspassado por uma lança. São Francisco, então, experimentou esses estigmas em seu próprio corpo: aberturas nos pés e nas mãos, como se fossem cabeças de pregos, e uma ferida no lado direito que frequentemente sangrava. Esses estigmas são considerados um sinal especial da união de São Francisco com Cristo crucificado.

Celebrei a Festa dos 800 anos da impressão das chagas do Cristo crucificado no corpo de São Francisco de Assis, com os Franciscanos(as) Seculares das Fraternidades de Satélite, do Centro e de Pitimbú, na matriz da Paróquia de São Francisco de Assis (Cidade Satélite). Esse momento festivo tão especial conseguiu reunir essas três Fraternidades,  algo raro de acontecer. Viva São Francisco de Assis!

Natal-RN, 17/09/2024


quinta-feira, 19 de setembro de 2024

Serra do Mel-RN

09/08/2024

Fui enviado a visitar a Fraternidade do Frades Capuchinhos em Serra do Mel-RN, por ocasião da preparação para o Capítulo Provincial.


O município de Serra do Mel nasceu de um projeto de colonização idealizado em 1970 pelo então governador potiguar José Cortez Pereira de Araújo, implantado em 1972, ainda em seu governo, mas somente concluído no ano de 1982 com a ocupação de quase todas as suas vilas rurais.
São 1.196 lotes agrícolas no espaço original do projeto de colonização. Cada um dos lotes agrícolas originais de 50 hectares (ou com pequenas variações de área) foi recebido pelo colono com 15 hectares plantados de cajueiros, em espaçamento de 10m x 10m, no sistema quincôncio, perfazendo 1.725 pés em cada lote, distribuídos em 69 fileiras (carreirões) com 25 plantas em cada. Originalmente, portanto, o projeto dispunha de 2.063.100 cajueiros, plantados em 17.940 hectares.
No dia 13 de maio de 1988, de acordo com a Lei nº 056, Serra do Mel conseguiu sua autonomia política, tendo suas terras desmembradas de Assu, Areia Branca, Carnaubais e Mossoró, tornando-se um novo município do Rio Grande do Norte, o único a ter sua origem a partir de uma área de assentamento de trabalhadores sem terra no Estado.
O município de Serra do Mel está dividido em vilas comunitárias de produção, sendo 23 núcleos habitacionais (22 vilas rurais e 1 vila central) que receberam, cada uma, o nome de um Estado Brasileiro.

Fonte:
https://pt.m.wikipedia.org/wiki/Serra_do_Mel

A FRATERNIDADE



Gostaria de agradecer aos meus confrades que vivem em Serra do Mel-RN: ao Frei Luciano, que me deu assistência desde a minha saída de Natal-RN a Mossoró-RN, e durante meu translado de Mossoró até Serra do Mel; ao Frei Josias, que me apresentou à comunidade paroquial; e ao Frei Diego, que andou comigo pela redondeza, ele fez um mapeamento das vilas e me explicou vários aspectos da cidade, e generosamente me deixou no próximo destino da minha viagem, a cidade de Caicó-RN.  Fui muito bem recebido por essa jovem Fraternidade e senti um esforço carinhoso dos irmãos para que eu me sentisse bem. Foi um tempo de aprendizado. Saí de lá com um sentimento de gratidão e com o coração aquecido pelo carinho dos meus irmãos frades.

A IGREJA MATRIZ

Paróquia de Nossa Senhora Aparecida
(Serra do Mel-RN / Diocese de Mossoró-RN)






VILA SANTA CATARINA

Conhecendo a Vila de Santa Catarina, cuja padroeira é Santa Catarina de Alexandria (padroeira também do Estado de Santa Catarina).




Imagem de Santa Catarina de Alexandria






MOSSORO-RN

Passando por Mossoró-RN, rumo à Serra do Mel.
Catedral da Diocese de Mossoró-RN 
Padroeira: Santa Luzia




quinta-feira, 5 de setembro de 2024

Santuário dos Mártires em Cunhaú (Canguaretama-RN)

 

Preguei no Encontro Distrital da Ordem Franciscana Secular. O encontro ocorreu na Santuário dos Mártires em Cunhaú, onde estava conhecendo pela primeira esse santo lugar. Participaram desse evento aproximadamente 100 franciscanos(as). Frei Carlos Alexandre (Assistente Espiritual Regional) celebrou a missa.  Pe. José Charles da Silva (Administrador Paroquial), ao término da missa, proferiu palavras de acolhida ao grupo e almoçou conosco.  O tema solicitado para a minha palestra foi sobre os 800 anos da impressão dos Estigmas em São Francisco de Assis. Voltei para casa pensando o quanto Deus cuida de nós nos pequenos detalhes, pois eu preguei, em um lugar banhado pelo sangue dos mártires, sobre as chagas de Cristo impressas em São Francisco. A vida vai passando e Deus continua a me surpreender.

Santuário dos Mártires em Cunhaú

Canguaretama-RN, 25/08/2024.











Santuário Chama de Amor (Santuário dos Mártires de Cunhaú) - Canguaretama/RN

Santuário Mariano, pertencente à Paróquia de Canguaretama-RN, criado para propagar a devoção a Nossa Senhora e aos Santos Mártires do Rio Grande do Norte. É um lugar favorável para realização de retiros. Lugar de paz, onde se escuta claramente o som da natureza.



Capela de Nossa Senhora das Candeias, no Engenho Cunhaú,, onde no dia 16 de julho de 1645, ocorreu o Massacre de Cunhaú: nesse dia, os fiéis reuniram-se na pequena capela juntamente com o padre André de Soveral, para celebrar a memória de Nossa Senhora do Carmo. Era um domingo. No momento ápice da Santa Missa, a elevação, sob o olhar e o conforto da pequena imagem de Nossa Senhora das Candeias, o grupo de fiéis -  homens e mulheres, jovens e meninos - e o padre André de Soveral entregaram suas vidas, por amor à Igreja e a Jesus, no Sacramento da Eucaristia. Eles foram barbaramente martirizados.

Senti uma grande emoção ao pisar nesse chão banhado, outrora, pelo sangue dos mártires. Quando entramos nessa capela e rememoramos todo o sofrimento ali vivido, faz-nos parar e pensar... 

Esse é um lugar especial, um  lugar santificado, de um sentido espiritual inarrável. 

Um sinal de São José

Fui celebrar na Comunidade Maria Mater e lá participaram da missa algumas pessoas que estavam em preparação para se consagrarem a São José n...